Palestra vai tratar da Avaliação do Ciclo de Vida de materiais na construção civil

Evento contará com a pesquisadora Luciana Alves de Oliveira, especialista em ACV do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

O texto de abertura do Projeto Habitas pergunta: e se cada ato da construção, da concepção do projeto à execução da obra – e a posterior utilização da edificação – for uma oportunidade para impactar positivamente o ambiente e a sociedade? Uma parte dessa resposta poderá ser encontrada na palestra “Avaliação do Ciclo de Vida na Indústria da Construção Civil”, no próximo dia 24 de maio, às 16h, no ITA. A palestrante será a pesquisadora Luciana Alves de Oliveira, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Engenheira Civil pelo Centro Universitário da FEI, Mestre e Doutora em Engenharia de Construção Civil pela EPUSP, Luciana é especialista Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do IPT, tendo sido premiada no VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida, em Brasília, pelo trabalho “Is it relevant to include capital goods in the Life Cycle Assessment of construction products?”, escrito com a também pesquisadora do IPT Fernanda Belizario Silva.

A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma ferramenta desenvolvida para avaliar quantitativamente os impactos ambientais de um produto, desde o primeiro momento em que são extraídos os recursos naturais para a sua fabricação até o momento em que o produto é descartado. Os fluxos são contabilizados e depois consolidados em indicadores ambientais. Todos os processos de fabricação são mapeados a fim de saber o consumo de material, de combustível, de energia e de água, assim como as emissões de poluentes e a geração de resíduos.

Na palestra do dia 24 de maio, no ITA, a pesquisadora Luciana vai abordar desde a importância da ACV na construção civil, fazer um panorama geral comparando o Brasil com outros países, apresentar estudos de caso e quais são as perspectivas da ACV na construção civil brasileira. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever basta enviar um e-mail para redevale@ita.br com o nome, instituição e telefone de contato até o dia 21 de maio.

Pesquisadora Luciana Alves de Oliveira

A palestra “Avaliação do Ciclo de Vida na Indústria da Construção Civil” vai acontecer no dia 24 de maio, às 16h, na Sala F3-102, do novo prédio de Fundamentais do ITA.

A palestra é uma iniciativa do Projeto Habitas, coordenado pelo professor Wilson Cabral e criado a partir da comunidade acadêmica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto tem como finalidade contribuir para uma melhor compreensão de técnicas, métodos e tecnologias sustentáveis no âmbito da administração pública, estabelecendo um novo sistema a ser adotado nas reformas e novos projetos de edificações.

O evento acontece em paralelo ao Engineering Education for the Future – EEF 2019, que vai debater o futuro do ensino em engenharia. Palestras como essa fazem parte de uma das metas do EEF, que é produzir iniciativas para além do evento em si, que tenham um potencial impacto no ensino e na sociedade.