Minicurso pretende revitalizar programa de aconselhamento no ITA

Evento paralelo ao EEF 2019 será ministrado pelas professoras Cristiane Lacaz (DAE/ITA) e Isabel Gonçalves (IST de Lisboa)

Personalizar a relação professor e aluno, identificar dificuldades que não são facilmente perceptíveis apenas durante as aulas, ampliar o potencial de visão do docente sobre os caminhos escolhidos pelos estudantes, conter ansiedade, motivar, diagnosticar potencialidades, auxiliar no percurso na graduação e no posterior destino ao mercado. Um dos sinônimos de tutoria é “amparo”. E preparar o futuro profissional de forma mais personalizada é uma das principais marcas do novo ensino em engenharia.

Para amplificar esse processo de aprendizado, a Professora Cristiane Lacaz (DAE/PROGRAD/ITA) e a Professora Isabel Cristina Gonçalves, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico (NDA) do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, oferecerão o minicurso “Contribuições para revitalização do aconselhamento no ITA: O Programa de Tutorado no IST” no próximo dia 22 de maio. “Será um evento muito interessante que nos trará importantes subsídios e reflexões, ajudando em uma eventual reformulação do modelo de aconselhamento praticado no ITA”, explica a professora Cristiane Lacaz.

Premiado na Europa, o “Programa de Tutorado” existe no IST desde 2003, tendo sido pioneiro em Portugal no desenvolvimento e implementação de atividades de tutoria adaptadas à realidade do ensino superior local. A qualidade do trabalho desenvolvido pelo “Programa de Tutorado” foi reconhecida em 2013 pelo European Observatory On Good Practices In Strategic University Management, como uma boa prática no contexto universitário europeu.

Já a Divisão de Assuntos Estudantis – DAE do ITA, chefiada pela professora Cristiane Lacaz, tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento do aluno e fornecer suporte à vida acadêmica. Esse mini-curso vem ao encontro de uma meta importante do Engineering Education for the Future 2019, que é produzir iniciativas para além do evento em si, que tenham um potencial impacto de longo prazo para a melhoria da qualidade doensino no ITA – e, também, em outras academias.

Os participantes que concluírem com sucesso o mini-curso “Contribuições para revitalização do aconselhamento no ITA: O Programa de Tutorado no IST” receberão um certificado, emitido conjuntamente pelo ITA e pelo IST. São somente 25 vagas para o curso e é preciso requisitar sua inscrição pelo e-mail sec.ig@ita.br.

A professora Isabel Gonçalves também terá um painel sobre tutoria na educação em engenharia durante o Fórum de Educação do EEF 2019. Sua palestra será no dia 24 de maio, às 16h30.