Aproximando projetos, Mostra Tecnológica conecta as principais pesquisas do ITA com a sociedade

Exposição fará parte do EEF 2019 e destaca a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelo ITA e Institutos do DCTA

Você sabe o que significa a palavra tupi “îandé”? A professora Sueli Custódio, coordenadora-geral da Mostra Tecnológica, que estará em cartaz durante o EEF 2019, explica: “Îandé quer dizer nós. É um pronome pessoal, inclusivo. Esse é o principal conceito da Mostra: conectar, incluir”.

Por meio dessa união, “îandé”, todos juntos integrando diversas áreas do conhecimento, o evento quer provocar, debater e despertar o estímulo à pesquisa, à formação de parcerias e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações. A professora esclarece que trata-se de um espaço favorável ao compartilhamento de ideias e experiências, de fortalecimento e ampliação de parcerias, mas, principalmente, de entendimento sobre o importante papel da pesquisa no futuro do País.

Pesquisas  como as desenvolvidas pela Divisão de BioEngenharia sobre o sistema nervoso e o ITAndroids, o projeto que utiliza inteligência artificial – tem muito a contribuir para o debate sobre o futuro de ensino em Engenharia. Essa interface de conhecimentos será estimulada o tempo todo durante a exposição no EEF 2019. “Queremos que todos os participantes se sintam incentivados a pensar e trabalhar pelo desenvolvimento da educação, da pesquisa. Esse é o caminho para transformar uma sociedade e propor alternativas para promover a ciência e inovação”, explica Sueli.

Professora Sueli Custódio, uma das coordenadoras da Mostra Tecnológica

Conexão com o futuro, conexão com o passado. Durante a Mostra, o projeto “Caminho das Memórias” vai celebrar projetos históricos do ITA, como o Zezinho, primeiro computador brasileiro, totalmente projetado e construído no país, em 1961. “Na Mostra teremos um bonito caleidoscópio do trabalho de pesquisa e de ensino realizado pelo ITA ao longo dos anos”, afirma Sueli.

Pesquisadores de olho em transformações de grande impacto na sociedade. Projetos históricos capazes de inspirar. Empreendedores conscientes de seu papel na transformação do país. Jovens profissionais se preparando para o mundo 4.0  Todos juntos. Îandé.

A Mostra Tecnológica acontece nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio de 2019, dentro do Engineering Education for the Future 2019 – EEF. O evento vai debater a educação em engenharia no Brasil e, além da Mostra, vai contar com um grande fórum de debate e competições. Veja a programação completa no site e se inscreva gratuitamente.