Fórum do EEF vai contar com palestrantes do Brasil e do exterior

 

 

O desafio da formação do Engenheiro do futuro é o principal tema do Engineering Education for the Future – EEF, encontro promovido pelo ITA nos dias 23, 24 e 25 de maio. Um fórum para debater a inovação nos processos de aprendizado hoje e no futuro vai reunir palestrantes brasileiros e estrangeiros em painéis e discussões em formato de mesa-redonda.

O foco dos temas estará em olhar para o futuro e tentar entender que perfil de profissional precisará ser formado para atender as próximas demandas da sociedade. Para isso, serão debatidas mudanças necessárias na cultura atual e nos processos, ambientes e tecnologias de ensino. E como professores e alunos se adequarão a essas mudanças. Para encontrar esse caminho é preciso fazer perguntas. Por isso, a coordenação do EEF buscou profissionais que levantaram questões e provocações sobre o atual modelo de ensino da Engenharia no Brasil e no mundo, capazes de transformar e incentivar ações na academia.

No primeiro dia, por exemplo, o engenheiro Luis Carlos Affonso, Sr. VP. Corporate Strategy and Innovation, da Embraer, vai falar sobre inovação na indústria e a necessidade de formação de engenheiros preparados para esse mercado. No mesmo dia o engenheiro Xavier Fouger, Sênior Director Global Academy Programs at Dassault Systémes, irá apresentar os sucessos e aprendizados na modernização do ensino de engenharia no mundo. No dia seguinte uma mesa-redonda mediada pelo Prof. Domingos Alves Rade, do ITA, vai debater parcerias, financiamento e linhas de fomento voltadas para a inovação na educação de engenharia. Também participarão do fórum a Profª. Dra. Isabel Hilliger, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, para falar de elementos curriculares e pedagógicos para desenvolvimento de habilidades e competências; a Profª. Dra. Isabel Gonçalves, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, debate a Tutoria na Educação de Engenharia. No sábado o estudante do ITA Daniel Martins Frageri, presidente do Centro Acadêmico, vai apresentar o que é preciso inovar na educação em engenharia sob a perspectiva do corpo discente do ITA. E, para encerrar, temos a palestra do Prof. Dr. Amitava Mitra, diretor executivo New Engineering Educational Transformation, do MiT. E essas são apenas algumas das atrações. Confira a programação completa aqui no site do EEF.

Para a composição do quadro de palestrantes e debatedores a curadoria do EEF buscou selecionar especialistas com as mais diversas e amplas visões do engenheiro do futuro, que possam contribuir com seus trabalhos de mérito já reconhecidos, na  formulação de novas metodologias de ensino e na busca de novos caminhos  a serem explorados.